VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Estrada da Cavada – nova cheia põe a nu mais deficiências

Na noite de 5 para 6 de Janeiro e durante este último dia choveu com bastante intensidade em toda esta região. Como resultado aconteceu nova cheia do Rio Coura e Vilar de Mouros voltou a ficar cortada ao meio dada a impossibilidade de transitar na Estrada da Ponte. Para agravar o problema aconteceu também o corte, durante uma boa parte do dia, da EN 301 na zona de Argela, impedindo a passagem para Caminha. Será bom recordar que o impedimento desta estrada em alturas de fortes chuvadas vem acontecendo com muito maior frequência desde que foi construída a A 28. Porquê?
Porque a auto-estrada, impedindo a passagem de uma enorme quantidade de pequenas linhas de água obrigou à formação de grandes enxurradas que, não tendo escoamento natural no seu percurso até ao rio, levam de assalto tudo quanto encontram pela frente e passam por onde não deviam passar, tal como, no caso concreto, por cima da EN 301.

Mas nem tudo é mau. Esta nova cheia teve uma virtude: pôs a nu mais uma deficiência de construção das ainda inacabadas obras de beneficiação da Estrada Municipal da Cavada, possibilitando que, se houver vontade para isso, venha ainda a ser corrigida. 
No sítio de Riadouro, onde o piso foi alteado precisamente para impedir o corte da estrada em épocas de chuvas fortes, aconteceu aquilo que muitos previam menos, pelos vistos, quem mandou executar a obra e elaborou o projecto: a água já cobriu a estrada, não impedindo ainda mas dificultando a passagem de veículos e, note-se, sendo embora uma enchente com alguma dimensão nem sequer foi nada de extraordinário, tendo havido outras bem maiores. As fotos que junto, de Riadouro e da Estrada da Ponte, são bem esclarecedoras.

Tal como eu escrevi em mensagem de 14 de Novembro - http://vilardemouros-sempre.blogspot.com/2010/11/estrada-da-cavada.html - neste mesmo blogue, esta importante via de comunicação parece ter feitiço…

Sem comentários:

Enviar um comentário