VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Visita de estudo? Manifestação pacífica?


No dia 12 de Dezembro aconteceu um fenómeno (que se repetiu no dia 13 embora me pareça que com menos intensidade) a que eu nunca tinha assistido apesar de ter passado a maior parte da minha vida nesta localidade.
Alguns vilarmourenses, porém, pessoas mais atentas a tudo o que tem a ver com o rio e sua fauna, garantiram-me que isto acontece com alguma frequência, sempre no inverno e em vários locais.

Para mim e, estou certo, para muitos dos meus conterrâneos, a concentração maciça de peixes junto à Ponte Medieval de Vilar de Mouros, tal como as fotos documentam, é uma novidade. As espécies piscícolas, sobretudo mujos e negrões, sobem o rio de manhã, vindos das proximidades da foz e “acampam” em locais por si escolhidos, onde se mantêm até ao pôr do sol, altura em que fazem a viagem de regresso. A última foto documenta precisamente esse momento, o início da debandada, seriam uma 17H15.

Para poderem constituir aquela enorme e impressionante mancha negra têm de ser muitos e muitos milhões que, este ano e pelos vistos, decidiram visitar e apreciar demoradamente o Monumento Nacional classificado que é a nossa bela ponte. É realmente curioso que aquela autêntica nuvem subaquática tenha, toda ela, estacionado a jusante da ponte, parecendo contemplá-la, sem nunca passar para o lado de cima.
Ou terá sido uma manifestação pacífica, não sei se autorizada ou não...contra o extermínio dos seus semelhantes e posterior desaparecimento do resultado das "autópsias" ocorridos no verão passado? 


Bom, seja como for, já que os peixes “residentes” e os que vêm de montante são assassinados com uma regularidade assustadora (voltarei ao tema, não está esquecido…), sejam bem vindos os que vêm de baixo!











3 comentários:

  1. O trabalho realizado pela autarquia, relativamente ao mistério do aparecimento dos peixes mortos no nosso rio foi tão eficáz, que estes vieram agora agradecer a Cãmara e a Junta por nada terem feito.

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está algo que eu gostava de ter visto! Incrivel!
    Ainda bem que registaste.
    Concordo contigo, de facto tem ar de manifestação e como era clandestina devia ser uma fracção de revoltados...provavelmente vieram investigar, recolher dados, amostras de água e depoimentos para apurar o que por cá se vai passando! Trouxeram a equipa do CSI, uma brigada de intervensão, muitas testemunhas (não vá o diabo tece-las) os guarda costas, as esposas (claro) e realizaram no local marcado uma "cimeira dos peixes unidos".
    Agora aguardemos os resultados!

    ResponderEliminar
  3. Pois...Sabe-se lá o que vai na cabeça (ou nas guelras?) dos peixes! Tenho algum receio que se trate de alguma manifestação sem consentimento das entidades responsáveis porque, a ser assim, não me admira nada que os peixinhos tenham sido identificados e fiquem com termo de identidade e residência fixa! Seria muito mau para a fauna ribeirinha, que já está tão enfraquecida. Vamos aguardar pela evolução dos acontecimentos mas, como é Natal talvez seja dada alguma tolerância! Afinal estamos em tempo de paz e amor.

    ResponderEliminar