VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

domingo, 8 de agosto de 2010

Fogo em Vilar de Mouros

Dia 5 à tarde, quinta-feira, iniciou-se um forte incêndio na encosta do monte do Gorito, na vertente voltada para Seixas, tendo ardido intensamente bem próximo de algumas habitações daquela freguesia. À noite o fogo parecia extinto mas, subitamente, reacendeu-se e com grande intensidade, passando, com a ajuda do vento de noroeste, para a encosta contrária do mesmo monte, até à beira de habitações de vilarmourenses, junto à Igreja Nova, no Crasto.
 As chamas devastaram uma extensa quantidade de mato e árvores, tendo sido combatidas por bombeiros, de Caminha e de Vila Praia de Âncora, meios aéreos (durante pouco tempo) e populares. Assim decorreu todo o dia 6 e parte da noite de sexta para sábado (altura em que tirei as fotos que junto), tendo-se privilegiado, naturalmente e até porque não havia meios disponíveis para mais, a defesa das habitações. No sábado tudo parecia resolvido mas, pelas 3 horas da madrugada de domingo, novo reacendimento e necessidade de intervenção dos bombeiros.
À hora a que estou a escrever esta nota, pouco depois da meia noite de domingo (curiosamente estou a ouvir o fogo, outro tipo de fogo, das festas de Sta. Rita, em Caminha), a situação está calma e esperemos que assim se mantenha. Temo, todavia, que os problemas não fiquem por aqui se o calor, que hoje até diminuiu, voltar em força. O estado em que se encontram os montes, pelos vistos em todo o país, é calamitoso! A vegetação selvagem (mato, silvas, tojo, etc) atinge, em muitas áreas, metros de altura, impedindo a passagem de pessoas por locais outrora bem aprazíveis como ( e refiro apenas a título de exemplo, porque conheço bem), extensas zonas nas margens do Rio Coura.  
 
Qualquer descuido ou acto criminoso pode transformar-se, em escassos minutos, num incêndio de proporções devastadoras. É certo que já alguma coisa foi feita, sobretudo em termos legislativos, mas o mais importante é intervir no terreno, muito em especial a nível preventivo, trabalhando os montes e transformando-os numa grande fonte de riqueza, como já o foram, em vez de uma fonte de preocupações permanentes, como acontece todos os estios. Com tanto desemprego no país não seria esta uma boa área para se criar riqueza e postos de trabalho?

2 comentários:

  1. Fico muito triste ao ler estas linhas sobre o fogo a destruir os nossos bens e riquezas naturais!
    Não sabia que andava tão perto de casas!
    Realmente era muito importante criar uma forma de dar resposta a este tipo de necessidade(limpar monte)!

    ResponderEliminar
  2. Lamentavelmente continua o país a arder... temos que passar a punir exemplarmente quem tem estas maluqueiras, quem não exerce adequadamente o direito de cidadania e esclarecer quem por ignorância deixa lixo onde não deve. abraço

    ResponderEliminar