VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Festas da Sra da Peneda

Realizaram-se nos dias 13, 14 e 15 de Agosto as tradicionais festas da Sra da Peneda, em Vilar de Mouros. Sendo , de longe, em termos de adesão e participação populares, de duração, de número e diversidade dos festejos e celebrações (de ordem religiosa e laica), as festividades de maior importância e impacto na freguesia, exigem também, pelos custos que tudo isto envolve, um grande esforço, muito trabalho e até algum risco por parte de quem assume a responsabilidade da sua organização.
Porque ainda está bem fresco na memória de todos basta referir que a Comissão de Festas escolhida para 2009 mais não conseguiu, mas também parece não ter feito grande esforço para que as coisas tivessem sido diferentes, do que juntar algum dinheiro, num peditório feito em cima da hora, para a celebração de uma missa e a realização da procissão.
Este ano, 2010, as coisas foram bastante diferentes. As pessoas envolvidas iniciaram bem cedo e com determinação a angariação de fundos, começando com a realização de alguns almoços convívio para obtenção de verbas, prosseguindo com peditórios de porta a porta, bazares aos domingos à tarde para leilão dos produtos recolhidos, obtenção de apoios e patrocínios vários. Pena foi que tivessem surgido desentendimentos, por razões diversas, entre membros da Comissão da Festas, o que levou a que alguns deles desistissem antes de tempo, sobrecarregando, naturalmente, os “resistentes” que, com muita vontade e coragem, conseguiram levar o barco a bom porto.
Assim, as minhas felicitações a todos quantos, com trabalho, ofertas e outro tipo de apoios, contribuíram para o sucesso de mais esta bela festa popular, mas muito em especial para os que aguentaram até ao fim: o Carlos Alberto Porto, o Arnaldo Porto, o Álvaro Araújo, o José Manuel Viana e a Ana Catarina Pinto. Esperemos que em 2011 seja possível, se não melhorar, pelo menos manter o nível deste ano, que já foi muito bom.
                                                      

7 comentários:

  1. Sr Basílio deixe-me apenas rectificar que Arnaldo Porto também foi um dos "resistentes"! :)
    PS: obrigada pelo carinho demonstrado e por me terem felicitado na sexta-feira!

    ResponderEliminar
  2. Não tens nada que agradecer. Eu é que te agradeço a "correcção" do meu lapso (são coisas que acontecem...) e que já rectifiquei na mensagem publicada. O Arnaldo que me desculpe.
    Um beijinho para ti e um grande abraço para ele.

    ResponderEliminar
  3. Na verdade o povo já nao vai em festas... isso é rentavel para os grupos e para o padre enquanto os desgraçados andam armados em lacaios a correr a freguesia a pedir e ouvir ...

    ResponderEliminar
  4. Também é verdade que existem muitas pessoas que gostam de "mandar bocas" (como diria em bom português) ou apenas querem usufruir da festa sem nunca terem contribuído para a angariação de verbas. No entanto, há ainda aqueles que se prezam como vilarmourenses que são e fazem de tudo para que a festa decorra dentro dos possíveis.
    A esses,agradecemos sinceramente porque fizemos a festa em prol da população e esperamos ter , dentro dos possíveis, agradado à maioria dos conterrâneos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Amiga Ana Catarina, só com vinte anos (e fresquinhos...) mas com uma capacidade de compreensão e análise das situações que deve fazer inveja a muitos "maduros"...Os meus parabéns também por isso. Quanto à festa esteve, na minha opinião, muito boa e nem quero imaginar o trabalho que a comissão teve para conseguir fazer o que fez. Sobre as "bocas" elas são sempre inevitáveis e há que passar ao lado. Cada um tem direito a ser como é mas tem também o dever de respeitar quem é e pensa diferente. Muita gente tem dificuldade em entender uma coisa tão simpes como esta...Não somos (e ainda bem)todos iguais. Como só quem não faz nada é que não é criticado, deixa vir as críticas. Uma vez mais parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Agradeço o elogio, deixa-me um pouqinho orgulhosa até afirmando que possa fazer inveja a muitos "maduros"... Acredito que não seja tanto assim, porque os anos acarretam consigo experiência, no entanto, devo concordar que procuro, invariavelmente, manter no decorrer das situações que muito ou pouco dão renome à terra onde pertencemos e ter feito parte da mordomia ou da lista política da qual me assumi, muito me agrada e agradará sempre com toda a certeza, na medida em que luto, não só pelo enaltecimento dos eventos e continuidade das tradições, mas também e, consequentemente, pela visibilidade que tal poderá "dar" ao nosso Vilar.
    De qualquer das formas, muitas pessoas não simpatizam comigo, possivelmente, pelo facto de "falar" demais, embora, não seja coisa que me incomode (de todo), ou pelo menos enquanto tiver liberdade pra me expressar como bem entender...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Longe da terra que amo, mas sempre atento aos eventos e às mudanças, quero deixar aqui o meu apreço e solidariedade com os mordomos, que com grande esforço levaram ao fim o seu mandato, realizando a festa com elevada responsabilidade, cujo saldo final foi um sucesso. A todos parabéns.
    As diferenças de opiniões e actuações dos vilarmourenses, são desde há muito tempo conhecidas. As criticas são saudaveis quando provenientes de pessoas com moral de critica, mas são um virus quando vêm de outras hospedeiras do bota abaixo. Em Vilar de Mouros, o clã do bota abaixo é felizmente reduzido, mas a propagação do virus, em certas ocasiões, criam bastantes arautos.
    Um forte abraço a todos os Vilarmourenses.

    ResponderEliminar