VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

sábado, 31 de julho de 2010

PEIXES MORTOS PARTE II

Conforme escrevi na mensagem anterior apareceram mortos, no Rio Coura, milhares e milhares de peixes, no dia 29 de Julho, em Vilar de Mouros. Nesse mesmo dia, como no dia seguinte, dia 30, centenas de pessoas, entre as quais muitas crianças, divertiam-se nas águas do rio, sobretudo na praia fluvial das Azenhas, nadando e mergulhando enquanto grande quantidade de peixes jaziam mortos no fundo do rio ou flutuavam à superfície. Tudo isto em perfeita "harmonia" e sem que as autoridades competentes fizessem qualquer aviso ou prestassem esclarecimentos.
Qual não é o meu espanto quando hoje e só hoje, dia 31, aparecem umas placas da autoria da Junta de Freguesia, colocadas nos areais existentes nas proximidades da ponte e nas azenhas, alertando as pessoas para não se banharem no rio, "apesar de ainda não terem sido apuradas as causas que originaram a morte...". Não sei se a iniciativa foi da única responsabilidade da Junta ou feita a pedido de qualquer outra entidade mas, sinceramente, se a intenção foi   prevenir mais valia estarem quietos.
Veio "só" com dois dias de atraso! Se o perigo fosse mesmo real (para seres humanos, porque para os peixes foi-o e de que maneira)  poderíamos ter hoje a lamentar muitas vítimas inocentes. Se este aviso é mesmo para levar a sério, do que duvido, quando poderão recomeçar os banhos no rio? Só depois de conhecidos os resultados das análises? Talvez no fim do verão!...   Este país parece funcionar por impulsos e, sobretudo, trabalhar ainda a carvão.
     Junto mais três fotos: uma do "aviso" da Junta, tirada hoje e mais duas de peixes mortos na zona das azenhas, tirada ontem, dia 30.

3 comentários:

  1. Isto parece não ter fim à vista, uma vergonha...um crime, mas quem são os responsáveis?
    A avaliar pelo que se vai vendo, a culpa morreu com os peixes!!!

    ResponderEliminar
  2. Sim, infelizmente, a culpa deve morrer afogada, ao lado dos peixes. Já o, ou os culpados, devem continuar, também como de costume, a gozar à nossa custa (e dos peixes, claro). O conhecimento do resultado das análises à água recolhida no dia do grande "massacre", 29 de Julho, estaria previsto, pelo que me disseram, para o início da semana que acaba hoje, dia 7 de Agosto. Ainda nada se soube. Sempre mais do mesmo. Até quando?

    ResponderEliminar
  3. Já agora e para que não restem dúvidas, nunca foi minha pretensão "atacar" ou "incriminar" a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros em todo este processo. Só lamentei o atraso na publicação do aviso, que foi, realmente. excessivo mas, pelo menos, fez qualquer coisa. Outras entidades bem mais responsáveis fizeram muito menos ou nada. Também quero agradecer à Sra Presidente da Junta o ter-me informado do motivo do atraso na publicação do aviso, que teve a ver com a chegada tardia do sucedido ao seu conhecimento.

    ResponderEliminar