VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

domingo, 9 de maio de 2010

Recinto do Festival acolhe muitos jovens

Teve lugar no passado dia 5 de Maio, nesta freguesia de Vilar de Mouros, o "Fórum Festa de Educação Moral e Religiosa Católica", que integrou estudantes das escolas do distrito de Viana do Castelo que frequentam a disciplina em causa. Neste encontro estiveram também presentes D. José Pedreira, Bispo de Viana do Castelo e o senhor vereador Paulo Pereira em representação da Câmara Municipal de Caminha.


A concentração, como não podia deixar de ser, dada a grande quantidade de participantes, cerca de 4 000, transportados em muitas dezenas de camionetas, teve lugar nos largos do Casal e Dr. António Barge, onde se realizaram os últimos oito anos consecutivos dos famosos Festivais de Música (1999 a 2006) interrompidos a partir de 2007. Recorde-se que todos os anteriores se circunscreveram ao recinto do Casal, uma vez que só em 1999 foram adquiridos pela junta de então, da CDU, os terrenos da Chousa, após dificílimas negociações com mais de 30 proprietários, no âmbito do protocolo assinado com a organização dos festivais de música.

A partir e então a freguesia passou a dispor de um espaço maravilhoso, com cerca de 6 hectares, na margem esquerda do Rio Coura,   progressivamente embelezado com muitas centenas de árvores autóctones plantadas pela mesma junta e que nunca mereceu a atenção que se justificava por parte dos diferentes executivos camarários.


Foi pena pois, como uma vez mais ficou provado com este evento, as condições naturais são imensas e não há, em todo o concelho, qualquer outro local que lhe seja comparável para poder receber, condignamente, autênticas multidões de gente, se for caso disso, para bem do turismo e do desenvolvimento de Caminha.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

4 comentários:

  1. Considero de uma belíssima oportunidade todas as considerações que o Basílio aqui faz sobre este convívio de jovens em Vilar de Mouros, e que eu queria aproveitar para lhe juntar aquilo que é a minha opinião sobre o que tem sido quanto a mim a (propositada) desatenção, e alheamento por parte dos executivos municipais relativamente a Vilar de Mouros, e ás potencialidades de que esta terra do concelho de Caminha dispõe para, e sobretudo dar um contributo importante no incremento do turismo, e desenvolvimento do mesmo.
    Tal como o Basílio aqui diz não há outro espaço comparável no concelho e, todos sabemos que ele existe tal com o é agora, graças a acção e trabalho exclusivo da junta de freguesia da CDU. E o que é que a câmara fez por este belíssimo recinto para impulsionar estas condições, e para as incrementar, e promover no interesse supremo do próprio concelho?! ZERO
    Estão infelizmente na mesma linha de orientação outras atitudes idênticas como seja o alheamento e até ataques feitos veladamente á realização do festival de Vilar de Mouros só porque este foi levantado em 1996 pela junta da CDU e porque temiam que isso pudesse fortalecer o seu prestigio através dos meios que ele próprio proporcionaria, mas também ai se esqueceram que estavam a praticar um grave atentado de interesse turístico e económico para Caminha prejudicando a sua regularidade e projecção, e impedindo até de atingir níveis mais altos porque no meu entender este Festival se não tivesse passado por vários sobressaltos poderia já estar no pódio dos melhores Festivais da Europa.
    Outra negação dos executivos municipais é a desatenção e a falta de empenho na valorização do Rio Coura um curso de água importantíssimo no Concelho com potencialidades extraordinárias e que pura e simplesmente se encontra praticamente abandonado há muitos anos, sendo que bem aproveitado constituiria um motor importante de desenvolvimento da economia local
    Detenho-me pois a pensar o que pode levar vários executivos municipais a proceder desta forma e embora deduza que estarão subjacentes razões politicas para esse desinteresse propositado, não se compreende como é possível tal mesquinhez que coloca atrás do interesse das populações outros interesses inconfessáveis.
    Será que esta incúria é para continuar, o que para mim constituiria um grave crime (se já não o é) contra o desenvolvimento, não só desta terra mas de todo o concelho? Abraço fraterno, carlos alves

    ResponderEliminar
  2. Como sabe o Basílio, eu sou "aderente" do Bloco de Esquerda, por isso estou à vontade para falar sobre a questão seguinte. Eu dizia frequentemente que tinha orgulho em que a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros fosse de Esquerda (CDU), perderam para o PSD coligado com o transfuga do PS. Gostaria de saber a sua opinião se considera importante que se faça frequentemente debates, tertúlias em Vilar de Mouros para que se perceba a diferença ( esta tem de haver) entre uma junta de Esquerda e uma junta de direita, independentemente do respeito que eu possa ter, ou não, pelos membros da actual junta.
    Abraço.
    Abílio Cerqueira

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais obrigado pelo seu comentário, caro Abílio, bem como pelo, como diz, "orgulho" que sentia por Vilar de Mouros ter sido, durante vinte anos (16 dos quais com grandes maiorias absolutas...o que é obra numa região tão conservdora como esta) gerido por uma Junta de esquerda, embora da CDU, sendo o meu amigo do Bloco de Esquerda. Sobre a questão que me coloca é evidente que me parece de todo o interesse qualquer iniciativa que vise esclarecer e atrair as pessoas, sobretudo os jovens, para uma crescente participação política, cívica e social de que tanto andam, na sua maioria, afastados, quanto a mim devido ao descrédito gerado pelos políticos que nos vêm (des)governando, em especial nos últimos anos. O vale tudo atingiu níveis inimagináveis e vai ser complicado mobilizar pessoas que estão fartas de ser enganadas. Mas que vale a pena tentar, vale!
    Um forte abraço
    Basílio

    ResponderEliminar