VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

sábado, 22 de maio de 2010

Sinalização de trânsito

Denunciei neste blogue, no dia dez passado, três “pequenas grandes coisas” que se arrastam há muito tempo e que deveriam merecer a atenção de quem de direito para a sua resolução, até por se tratar de questões menores em termos de gastos financeiros: um buraco traiçoeiro na Estrada Municipal do Funchal, a mudança de dois postes da EDP em curva apertada e perigosa da Estrada Municipal da Ponte e a substituição ou, no mínimo, a reparação de um sinal de Stop degradado existente no cimo dessa mesma estrada.

Fiquei, em parte, satisfeito porque, por coincidência ou não, poucos dias depois o sinal de Stop tinha um aspecto já aceitável, como a foto que anexo documenta.

No entanto, volto a insistir: na minha modesta opinião, o que aí deveria ser colocado era um sinal de “estrada com prioridade” (foto) em vez do Stop. Porquê? Porque sendo a visibilidade, nesse local, bastante boa, evitaria que todos os veículos sejam obrigados a parar no final de uma subida com forte inclinação, o que seria de toda a vantagem, sobretudo para os pesados. Tratar-se-á apenas de coincidência que vários sinais de Stop aí colocados venham sendo arrancados ou danificados nos últimos anos? Duvido e garanto que não fui eu!
Já agora, de entre outras inúmeras situações de ausência ou deficiência de sinalização que se arrastam há décadas em Vilar de Mouros (como em muitas outras freguesias, certamente), gostaria de destacar, por me parecer a mais grave, a questão do Largo da Torre.

Neste momento estão aí colocados três sinais: um de rotunda, situado na parte inferior do jardim (foto), outro de sentido proibido na parte superior do mesmo (foto abaixo), impedindo a circulação pela esquerda para quem vem da Estrada do Funchal ou de Marinhas e outro de perigo por aproximação de escola. Como todos sabem não existe qualquer escola nesse lugar há muitos meses, mas não é esse o motivo que me leva a escrever estas notas.

A razão primeira e não sendo eu um especialista em questões de trânsito, é a seguinte: se acontece aí um acidente, pode surgir, em mais que uma situação, um imbróglio complicado, em que ninguém (?) é culpado!


Se não, vejamos: um choque entre um veículo que vem do caminho do Corredor das Eiras (foto abaixo) e outro que circula na “rotunda”. Como não há qualquer sinal à saída deste caminho funciona a regra da prioridade da direita. Ora, vindo da esquerda o que contorna a “rotunda”, ambos cumprem as regras de trânsito...ou não? Então, de quem é a culpa? E pode acontecer algo de semelhante para os que provêm das estradas de Marinhas e do Funchal (fotos), onde não existe também qualquer sinalização!...

Por outro lado, também não é nada claro onde fica, de facto, a rotunda, uma vez que na realidade há duas rotundas ou, se preferirmos, uma rotunda subdividida.
Assim, parece-me sensata e aconselhável a retirada do sinal de rotunda, a sua substituição por um sinal de sentido obrigatório e a colocação de novos sinais nas estradas e caminhos que dão acesso ao largo, antes que aconteça uma eventual responsabilização da autarquia por qualquer acidente que aí possa ocorrer.

6 comentários:

  1. Ora viva! amigo Basílo.
    Fico contente por saber que o seu Blog é visto por pessoas que podem resolver algumas questões pertinentes que ousa denunciar. Quanto à/s Rotunda/s, a minha opinião e a seguinte: o sinal de obrigação de giração é indicativo da obritoriedade de circular pela direita. Quanto aos acessos a essa rotunda, diz o código que tem prioridade quem nelas circula, logo todos que entrem nas rotundas perdem a prioridade.O sinal de sentido proíbido poderá fazer sentido, mas deveriam ser colocados sinais na pequena rotunda, sobretudo também de circulação obrigatória pela direita junto à antiga escola ou jardim de infãncia e claro, retiar o sinal de aproximação de escola.No que se refere ao STOP, claro que não faz sentido nenhum a sua existência até porque, como refere, a visibilidade é má e por se tratar de uma rampa, creio que ninguém consegue respeita-lo. Enfim, são os senhores veriadores do trânsito que, porventura, nem o código conhecem. A minha rua é uma Avenida que cruza com outra Avenida e no cuzamento foram colocados sinais de STOP, em vez de sinais de perda de prioridade. Provavelmente ambas as camaras têm sinas de STOP a mais. Mas numa altura que se fala tanto na prevenção rodoviária, penso que a sinalização de transito é fundamental para a prevenção e deve, ou melhor, deverá ser bem colocada por pessoas entendidas.... Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua opinião amigo Rouxinol. Claro que eu, como admiti no texto, não sou especialista nesta área e tenho como único objectivo chamar a atenção para aquilo que acho não estar bem. Sobre a questão da rotunda sei que quem nela transita tem sempre prioridade, mas a minha dúvida é: se não há qualquer sinalização na via que dá acesso à rotunda, quem nela entra não pode alegar que desconhecia aquilo ser uma rotunda e, assim, seguiu a regra geral da prioridade de quem vem da direita? Julgo que sim.
    Mas isso é uma questão que deve ser analisada por quem tem responsabilidades na matéria. Eu limito-me a chamar a atenção.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. bom dia... fico bastante contente por ver a disponibilidade e preocupação dos habitantes da terra que também é um bocadinho minha. Só faço uma sugestão: este blog devia ter sido iniciado secalhar à uma ou duas décadas atrás.. contudo fico contente por alguem ter um blog actualizado com fotografias e tudo da terra mais linda do norte... "Vilar de mouros Sempre!".

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde cara Filipa. Obrigado pelo teu comentário. Concordo contigo, excepto numa coisa: é que este blogue é da minha única e exclusica iniciativa e responsabilidade e, embora pretenda ser aberto a todos e a todas as opiniões, não é dos "habitantes da terra" de que tu, como eu, tanto gostamos. É do Basílio. E também foi o mesmo Basílio que, há cerca de quatro anos e com a ajuda do Sr. João Arieira, iniciou a publicação do jf-vilardemouros.pt, site da responsabilidade da Junta de Freguesia e que foi pioneiro e único em Caminha. Agora, qualquer pessoa pode criar um blogue e eu acho muito bem que outros o façam. Aliás, já há um mais antigo do que o meu, de um tal "Rouxinol", (http://vilarmourense.blogspot.com), vilarmourense a viver fora e que, embora com características diferentes, também contribui para a divulgação da nossa terra. Vilar de Mouros-sempre, cara amiga e boa sorte nos estudos.

    ResponderEliminar
  5. a parte da disponibilidade dos habitantes da terra era nos comentários...peço desculpa se nao me fiz entender!!!
    boa sorte com o blog. boa continuação.:)

    ResponderEliminar
  6. Também me pareceu, mas não estava muito claro. É que há 10 ou 20 anos nem blogues havia. Hoje há alguns que poucos comentários têm...assim, fico muito feliz por comentarem o meu. É sinal que é lido e interessa a bastantes pessoas, como tu. Óptimo e obrigado pela tua colaboração.
    :)

    ResponderEliminar