VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pequenas grandes coisas

Existem na nossa freguesia alguns, aparentemente, pequenos problemas, que podem ser resolvidos com pouquíssimo dinheiro e que se arrastam há anos sem que as entidades responsáveis nada façam, apesar de, pelo menos em dois dos casos, terem sido, por mais que uma vez, alertadas ainda pelo executivo da junta anterior para a necessidade de uma intervenção. Digo aparentemente porque, na realidade, representam perigos vários para o trânsito e estiveram já na origem de acidentes automóveis e estragos diversos em veículos. Refiro-me a:


 ALUIMENTO DE PISO


Na Estrada Municipal do Funchal, do lado direito no sentido ascendente, um pouco antes do largo do Encontro e junto a uma caixa de captação de águas pluviais, conforme fotos que anexo, aluiu uma pequena parte do piso. É uma verdadeira armadilha, sobretudo para quem não conhece e tem de se encostar à direita, em especial quando se cruza com outro veículo que venha em sentido descendente, por se tratar de um buraco com alguma profundidade, de difícil visibilidade e não sinalizado, que já provocou estragos em pneus, jantes e molas de automóveis e não sei se algum acidente.

SINAL DE TRÂNSITO

Existe no final da Estrada Municipal da Ponte, na junção com a EN 301, um sinal de trânsito que já foi um STOP e hoje só com muita boa vontade se pode continuar a chamar assim. Alguém o pintou há, talvez, mais de um ano e não é fácil identificá-lo. Se aí acontecer um acidente, para mim não é claro que a culpa seja de quem não parou. “Aquilo” é mesmo um “STOP”?
E já agora, não seria mais racional colocar nesse sítio um sinal de “estrada com prioridade” em vez de “stop”, uma vez que há bem mais movimento de trânsito pela Estrada da Ponte do que pela EN 301, no troço entre esse local e Covas?


POSTES DA EDP      
Junto à denominada “curva do neves”, na Estrada Municipal da Ponte, encostados ao muro que delimita a propriedade de Manuel Torres encontram-se, desde há muitos anos, dois postes da EDP, conforme fotos que se juntam. Por várias vezes o executivo da junta anterior solicitou à Câmara Municipal a tomada de diligências para a sua retirada daquele local, por representarem um perigo para o trânsito e terem já sido causadores de vários acidentes de viação. Continuam no mesmo sítio. Até quando?


2 comentários:

  1. Ora aí temos matéria para o novo executivo da junta mostrar que valeu a pena a mundança, porventura haverá mais questões a tratar junto da câmara e naturalmente o amigo Basilio as evidênciará a seu tempo. Muito bem Basílio denuncia publicamente mais casos e assim poderá ser que a câmara resolva alguns, pelo menos alguns. um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Claro que há muitas mais questões e, tal como estas, não compete à Junta resolvê-las. Nem tem poderes nem recursos para tal, o que é uma pena. É por isso que eu digo há muito que, ou atribuem verbas e competências para as juntas poderem ter alguma autonomia, ou estas estarão sempre dependentes dos caprichos e da prepotência de quem está acima delas e utiliza os dinheiros públicos a seu bel prazer. Para isso mais vale acabar com as eleições para as freguesias, que são muito bonitas para "fingir" que cada uma tem o direito de escolhar as pessoas mais competentes para as gerir e depois são penalizadas se essas pessoas tiverem a coragem e a dignidade de não se submeterem a todas as vontades do município. Esta é a triste realidade.
    Um forte abraço caro Rouxinol.

    ResponderEliminar