VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

domingo, 26 de janeiro de 2014

GEPPAV - uma década de muito trabalho



O GEPPAV - Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense, secção autónoma do CIRV – Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense, está a assinalar a passagem do 10 º aniversário da sua fundação, em janeiro de 2004, com um vasto e diversificado conjunto de iniciativas. De entre elas destaca-se o lançamento, já realizado, no dia 19 de janeiro, domingo, às 11 horas, na sede do CIRV, do IV Caderno do Património Vilarmourense - “Minas e mineiros em Vilar de Mouros no século XX. Exploração de estanho e volfrâmio nas concessões da Fonte Nova e Castelhão” – obra de que são co-autores o GEPPAV e a geóloga Raquel Cepeda Alves, investigadora e doutoranda da Universidade do Minho e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e Direção Regional de Cultura do Norte.


O vídeo supra mostra, de forma resumida mas com bastante fidedignidade, o que foi a cerimónia da apresentação ao público dessa importante obra, uma sessão muito participada, como se pode constatar e em cuja mesa estiveram presentes, para além do Presidente da Direção do CIRV, Mário Ranhada, como anfitrião, os oradores Joaquim Aldeia, em representação do GEPPAV, a geóloga Raquel Alves, o Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Alves e o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves. 

Antecedendo esse ato foi feita uma visita às oficinas de ferreiros Fontes e Torres, ambas, praticamente, desativadas (a primeira mais), visita que teve como principal objetivo mostrar ao sr Presidente da Câmara dois edifícios que o GEPPAV considera, desde há anos, pela sua história, pelo seu valor patrimonial, pela riqueza
do seu espólio (em perigo de se perder) e pela sua localização, locais de grande inte- resse, quer para a freguesia, quer para o próprio concelho, com vista à criação de um núcleo museológico.

Seguiu-se, no espaço da antiga Estufa, a inaugu- ração, pelo Presidente da Câmara Municipal, de uma exposição retrospe- tiva do trabalho do GEPPAV realizado du- rante dez anos, que inclui, como maior atra- tivo, a apresentação pú- blica de uma importante linha de investigação — “Famílias Vilarmourenses” — que possibilita a consulta presencial da árvore genealógica a todos aqueles que nasceram ou têm relações de parentesco na freguesia.

Junta-se um pequeno slide-show com fotos que documentam esses dois momentos.

 

De assinalar ainda uma visita guiada, pela geóloga Raquel Alves, ao património mineiro de Vilar de Mouros, em Castelhão e na Fonte Nova, no dia 25 de Janeiro, pelas 15 horas, tendo a Câmara Municipal garantido já a cedência, para o efeito, de uma camioneta com 36 lugares e a Junta de Freguesia a limpeza dos acessos e dos locais a visitar, bem como a criação de um novo portal do GEPPAV na Internet - http://www.geppav.com/site/

Esta exposição manter-se-á até ao dia 2 de fevereiro, estando aberta ao público às sextas-feiras, das 15 às 19 horas, sábados e domingos, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas e, a finalizar, está marcada para 8 de fevereiro, sábado, no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, a inauguração da reposição de uma outra, “José Porto (1883-1965). Desvendando o arquitecto de Vilar de Mouros” , que aí ficará patente até ao dia 23.

2 comentários:

  1. VILAR DE MOUROS SEMPRE um blog interessante devido à informação e riqueza que nos transmite...parabéns pelo magnífico trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Elisa. Também acho que o GEPPAV está de parabéns. Fez uma trabalho espantoso em dez anos de existência, mas a minha contribuição é ainda bem pequena, uma vez que só entrei, formalmente, para o grupo, há pouco mais de um ano, embora já colaborasse, pontualmente, numa ou noutra situação, em anos anteriores.

      Eliminar