VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Uma história mal contada - JN Manuel António Pina

Começo por dizer que o texto que junto não é meu mas sim de Manuel António Pina, que publica com regularidade pequenos artigos de opinião no JN e que eu costumo ler com muito prazer pela capacidade que este autor tem de, em poucas palavras, dar a volta a questões sérias e tantas vezes difíceis de entender e transformá-las em histórias simples, sarcásticas e verdadeiramente hilariantes!

Ainda me recordo da maneira brilhante como ele "explicou", há mais de um ano, a substituição compulsiva (apetece-me dizer anedótica...) de um vereador do município de Caminha por outro, numa reunião em que estava em causa a aprovação do orçamento para 2009. Mas deixemos isso que já foi há muito tempo. Não convém é esquecer...

Agora trata-se da reprovação, pela maioria PSD/CDS da Câmara Municipal do Porto, de uma proposta apresentada por Rui Sá para a atribuição a uma rua do Porto do nome de José Saramago.

Reparem só no humor fino e inteligente usado pelo autor do artigo para "justificar" a atitude de uma maioria que, como se sabe, em democracia tem sempre razão. Terá?

Aqui vai:

"Noticia o JN que Rui Rio mais os seis vereadores da coligação PSD/CDS que manda na Câmara do Porto chumbaram uma proposta do vereador Rui Sá, da CDU, no sentido de ser atribuído o nome de José Saramago a uma rua da cidade.

Não custa a crer que Rio e os "seus" vereadores estejam a ser injustamente acusados de mesquinhez e que a responsabilidade do sucedido caiba, sim, ao vereador Rui Sá.

Com efeito, este terá dado por assente que Rio e o PSD/CDS soubessem quem foi José Saramago, não tendo tido o cuidado de lhes explicar tratar-se de um escritor português recentemente falecido, Prémio Nobel da Literatura (o único Nobel da língua portuguesa).

Se o tivesse feito, decerto Rio exclamaria "Ah, sim? Não me diga!", logo votando favoravelmente a proposta, seguido em ordem unida por todo o pelotão PSD/CDS.

Quando, daqui a uns anos, Rui Rio (quem?) for recordado como um camarário do tempo de Saramago que tentou impedir que o seu nome fosse dado a uma rua do Porto (assim como um tal Sousa Lara ficou conhecido por ter censurado "O Evangelho segundo Jesus Cristo"), era bom que se contasse a história toda."

Gostaram? Eu adorei!

1 comentário: