VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Estradas Municipais

Como os vilarmourenses menos distraídos se devem recordar, desde há muito que a nossa freguesia vem sendo penalizada pelo executivo municipal, nomeadamente no que à limpeza de bermas e valetas diz respeito. Os mais atentos lembrar-se-ão ainda que a Junta de Freguesia de que eu fiz parte recusou-se mesmo a assinar protocolos com a Câmara Muncipal para a limpeza de bermas e valetas nos anos de 2006, 07 e 08, por considerar ridícula a verba que lhe foi atribuída pelo município para esse fim, sobretudo se comparada com a que foi atribuída a outras freguesias vizinhas e bem mais pequenas, como Dem e Venade.

Estrada do Funchal

 










Estrada de Marinhas
















Pensava eu que agora, com uma junta “colaborante”, da mesma cor e até como forma de fazer ver aos meus conterrâneos como valeu a pena a mudança, Vilar de Mouros seria a jóia da coroa do município. Afinal…

Estrada do Gorito













Voltando à questão da limpeza das valetas e referindo apenas as que são da responsabilidade do executivo camarário ( as estradas municipais) a situação é a que as fotos que tirei no dia 8 de Julho documentam.
A estrada do Funchal, pelo menos, nunca esteve em tão mau estado como neste momento. A do Gorito, embora menos frequentada, está também muito má, a de Marinhas (na zona de Vilar de Mouros, já que na de Seixas está bem limpa…) tem partes onde as ervas já invadiram o piso e a da Ponte, vá lá, pelo menos no início da chamada “subida do Neves”, tem um belo jardim em formação…esperemos que a sequia não o venha a destruir!...

Estrada da Ponte



Não vou falar, pelo menos para já, dos caminhos vicinais. Sei bem das terríveis dificuldades que pequenas juntas têm para dar uma resposta adequada a estes problemas, em freguesias tão extensas e com tantos caminhos como a nossa. Ignoro se no corrente ano houve ou não, neste âmbito, qualquer protocolo com o município (penso que não), mas considero que a maior responsabilidade terá sempre de caber a este último, face à insuficiência de fundos de que as freguesias dispõem.
        






1 comentário:

  1. Trata-se na verdade de uma situação que para além de ser incompreensível, é também indecente e intolerável.
    A população vilarmourense, bem como o interesse turístico da Freguesia, e do Concelho, não só não merecem esta triste situação, como se exigiria uma atenção muito especial, não só relativamente ás bermas e valetas Municipais como a outros espaços, (e são muitos) que afectam as pessoas em geral, e a promoção do turismo do Concelho em particular, para além de que não foi nada disto que os fazedores de promessas nos fizeram crer em momentos de campanha eleitoral.
    Há decência
    Carlos Alves

    ResponderEliminar