VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quarta-feira, 17 de março de 2010

O porquê deste blogue agora

   António Pedro, um enorme e multifacetado vulto da arte e cultura portuguesas do século XX, que acabou por terminar em Caminha, onde foi recentemente homenageado pela passagem do centenário do seu nascimento (9 de Dezembro de 1909, em Cabo Verde) uma não muito longa, por ter falecido aos 56 anos, mas brilhante carreira artística, e para o qual trabalhou o meu pai, Victor Barrocas, como ceramista, primeiro na oficina de Moledo e depois na de Vilar de Mouros escreveu, com a simplicidade que costuma caracterizar os grandes Homens, que foi surrealista, e cito, "porque assim me apeteceu".


   Com todo o respeito e consideração que não posso deixar de sentir pela memória de tão ilustre personagem, com quem cheguei a conviver na minha infância e mocidade, vou socorrer-me das suas palavras para justificar o porquê do aparecimento deste blogue: "porque assim me apeteceu"!
   Claro que há factores conjunturais e de oportunidade que contribuíram para esta minha decisão. À maior disponibilidade de tempo que já possuía desde que me reformei, há uns seis anos, juntou-se agora a que me foi proporcionada pelo término de funções autárquicas, que exerci durante 33 anos de forma consecutiva, sendo os últimos 20 como secretário da Junta de Freguesia. Por outro lado, o "bichinho" da Internet e o hábito de publicar informações sobre Vilar de Mouros através dela foi-se enraizando em mim nos últimos quatro anos, por ter sido o grande responsável pela dinamização do site jf-vilardemouros.pt, criado pela anterior junta e recentemente desactivado pelo executivo actual. De facto e com a preciosa colaboração do amigo e companheiro João Arieira, sem cuja ajuda técnica, sobretudo no início, não teria sido viável o  lançamento   do site, todas as publicações me passaram pelas mãos. Vilar de Mouros pode orgulhar-se de ter sido a primeira freguesia do concelho de Caminha a ter criado um espaço na Net integralmente elaborado e actualizado pela sua junta. Também por isso é com bastante mágoa que vejo ser deitado para o lixo todo o conteúdo histórico adicionado ao longo de quase quatro anos, que tanto trabalho deu a construir e nem um cêntimo custou à freguesia, se exceptuarmos o insignificante preço do alojamento num portal da Web.


   A vida é assim. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e, é público, a vontade da nova junta é de mudança e de rompimento com o passado. Não se percebe muito bem a razão (a não ser por pressões externas), até porque foi nesse passado recente que Vilar de Mouros, através da sua junta, mais obra mostrou, mais enriqueceu o seu património e mais bons exemplos deu ao concelho. Referindo apenas alguns de que fomos pioneiros: o atendimento diário ao público, a criação do serviço de transporte de crianças para a escola, a criação de um Centro de Convívio diário e serviço de transportes gratuitos para idosos, a publicação periódica de um Boletim Informativo e o já referido site na NET.



Centro de Convívio
    Será com "isto" que é preciso romper? Esperemos bem que não mas também compreendo que, pelo menos no que ao site diz respeito, a nova junta não teria outra alternativa, uma vez que seria preciso muita coragem, eu diria atrevimento, aos novos eleitos para, logo no início do mandato e com toda a sua natural inexperiência, desafiar ou contrariar a vontade de um executivo camarário que, como me parece evidente, não suportaria que continuassem "no ar" tão fortes quão justas críticas em relação ao seu comportamento para com esta freguesia, nos últimos anos, como as que constavam em várias notícias, editoriais e outros documentos publicados.
    É que, só não sabe quem não quer ou não lhe convém saber (Vilar de Mouros sentiu-o bem na pele), o que acontece às freguesias cujos presidentes de junta se atrevem a "não colaborar" com este executivo municipal. E não deve haver colaboração?! Claro que deve, o problema está no significado que o poder instituído em Caminha atribui à palavra "colaboração". Qual é? Simplesmente, submissão total! Mesmo que não se concorde com as propostas camarárias, para que haja "colaboração", ou seja, obras na freguesia e outros apoios, há que as votar favoravelmente! Este conceito de democracia em que só há verdadeira liberdade de opção um dia de quatro em quatro anos é, para mim e para todos os que pensam que aquela tem de ser vivida no dia a dia, inadmissível. A História acabará por fazer justiça.


 Primeira viagem - 08/02/2006
    Assim sendo, não tenho dúvidas: tanto o site da junta como o Boletim Informativo, a continuarem, não poderão dizer uma única palavra que desagrade ou ponha em causa as decisões do município.


    Por tudo isto penso que se justifica a criação deste como, naturalmente, de outros espaços, que permitam às pessoas e não apenas àquelas que dizem sempre amen com o poder, manifestarem as suas opiniões de forma livre mas, isso sim, com educação e sem o recurso à utilização de palavras ou expressões ofensivas, insultuosas ou atentatórias da dignidade de quem quer que seja.


    Apesar de ter sido frontal e publicamente contra (sem necessidade de comunicados anónimos...) a forma "habilidosa" como esta junta foi constituída e, parece-me evidente, foi-o por interesses estranhos à freguesia, desde já garanto que não é minha intenção tentar criar dificuldades ao trabalho do novo executivo. Antes pelo contrário e como bom vilarmourense que me prezo ser, desejo e espero que cumpram um bom mandato. Mas também não me inibirei, se for caso disso e quando o achar útil, de fazer as críticas que a consciência me ditar, sempre com um espírito construtivo e contando com a colaboração de todos, quer através do envio de comentários, sugestões, opiniões ou outras formas.

10 comentários:

  1. Aqui está uma óptima notícia para Vilar de Mouros com esta nova entrada na blogosfera. Ninguém melhor do que Basílio Barrocas, que tantos anos serviu a freguesia e de quem tanto ainda se espera, para acompanhar e ilustrar o que por aqui vai acontecendo.
    Parabéns e um abraço!
    Paulo Torres Bento

    ResponderEliminar
  2. Ai está o Basilio a dar mais um bom exemplo de cidadania e intervenção publica em prol da sua terra, a quem tanto já deu ao longo da sua vida.
    Parabens Basilio
    Uma abraço
    carlos alves

    ResponderEliminar
  3. Creio que os vilarmourenses se sentirão orgulhosos com este novo espaço que também se caracterizará e assumirá pela frontalidade destemida do seu autor e pela correspondente competência jornalística sempre apoiada, como convém, na verdade dos factos. É uma excelente iniciativa que contribuirá para o enriquecimento de Vilar de Mouros. Todos desejarão que o jovem Basílio possa continuar entusiasmado com a defesa das suas raízes e, para além do gigantesco bom trabalho do passado, tenha força para fazer ainda melhor no futuro; assim o queira porque qualidade não lhe falta e experiência de vida também não.
    Um forte abraço.
    Joaquim Aldeia Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. Olá caro Joaquim. Não achas que estás a exagerar nos elogios?! Assim ainda me "estragas"...De qualquer forma, o meu obrigado e um grande abraço.
    Basílio

    ResponderEliminar
  5. CONCISO E CLARO, PROFESSOR BASÍLIO.
    TENHO QUE LHE DAR OS PARABÉNS, POR ESTA INICIATIVA E POR TODAS,QUANTAS SE FEZ REPRESENTAR, (como Cidadão e como membro executivo na Junta de Freguesia)EM BENEFÍCIO DE VILAR DE MOUROS E DO SEU POVO. ASSIM QUE, HÁ MAIS ALGUÉM AQUI QUE FAZ QUESTÃO DE DEIXAR-LHE UM ABRAÇO: O JOÃO, COMO É EVIDENTE.
    ATÉ SEMPRE
    ELISA E JOÃO FREITAS

    ResponderEliminar
  6. Muito bem, nunca é demais falar de Vilar de Mouros, sobretudo pelo acesso de um clik.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado caro Rouxinol. De facto, Vilar de Mouros tem qualquer coisa de especial e diferente. Eu sou suspeito porque sou daqui mas é uma realidade e reconhecido por muita gente. Talvez muito devido ao mítico Festival, mas também por outras razões históricas e culturais. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Assim é, e para os vilarmourenses espalhados pelo Mundo, criei há muito o http://vilarmourense.blogspot.com. é um blog com outras carecteristicas, porque de resto, é também a minha terra. um grande abraço, caro Basilio.

    ResponderEliminar
  9. olá! Quero dar-te os meus sinceros parabéns por esta iniciativa que é de todo pertinente para nós vilarmourenses.abraço vitor cunha

    ResponderEliminar
  10. À distância também se vive Vilar de Mouros…
    Parabéns pela iniciativa e continue a brindar-nos
    com as novidades e iniciativas da nossa terra.
    Abraço

    ResponderEliminar