VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

domingo, 28 de março de 2010

Vlarmourense João Laerte com maqueta sua no Hospital de Viana

 No dia 25 de Março último foi colocada em exposição permanente, no átrio principal da entrada do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo (Centro Hospitalar do Alto Minho, EPE), uma maqueta em gesso daquele edifício construída em 1970 pelo vilarmourense João Laerte.  (foto ao lado - clicar)
Apenas por curiosidade, refira-se que sua filha, Maria Clara Gonçalves Torres, trabalha nesse mesmo hospital, como enfermeira, há muitos anos.


                                  
A maqueta em causa, “perdida” numa qualquer arrecadação daquele estabelecimento hospitalar e em mau estado de conservação, acabou por ser restaurada pelo próprio autor, em 2009, em Vilar de Mouros, tendo depois feito parte da exposição que o GEPPAV – Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense levou a efeito nas instalações do C.I.R.V.,    em finais desse ano e que complementou o lançamento público do GEPPAV - Cadernos do Património Vilarmourense II, intitulado “Dos caiadores aos estucadores e maquetistas vilarmourenses”.

  
 Foi uma cerimónia simples mas importante, pelo que significa em termos de valorização dos muitos e grandes artistas vilarmourenses em geral, neste caso concreto dos maquetistas e muito em particular do meu conterrâneo e bom amigo João Laerte, cuja obra, colocada em local de grande visibilidade, vai poder ser admirada, diariamente, pelas muitas centenas de pessoas que se deslocam ao hospital de Viana do Castelo para aí visitarem familiares e amigos.









Estiveram presentes o autor (e também restaurador) da maqueta, Amaro Ferreira e Carlos Calheiros, respectivamente membro do Conselho de Administração e engenheiro responsável do Centro Hospitalar, bem como representantes do GEPPAV e eu próprio. No final foi oferecido, como gesto de reconhecimento, pela administração do hospital, um livro ao maquetista e outro ao GEPPAV.
                                                                                              

  
                                                                                            

6 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog e bom trabalho!


    Sonia Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito! Fico muito orgulhosa do meu tio como jornalista! Muita força para continuar!

    ResponderEliminar
  3. A continuar assim ainda tiras o lugar à Manuela Moura Guedes... esta teve muita piada...
    Um beijinho da Bel

    ResponderEliminar
  4. Bem, bem...Eu avisei que não publicaria comentários insultuosos...Desta vez escapa, mas eu sei lá se a D. Manuela não se vai sentir ofendida ou traumatizada por comparares um blogueiro principiante a uma jornalista com uma longa carreira como ela! Além disso eu nunca lhe poderei tirar o que já lhe foi tirado...

    ResponderEliminar