VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jardim de Infância de Vilar de Mouros

Festa de fim de ano escolar 2011/12


As crianças do Jardim de Infância de Vilar de Mouros despediram-se do ano letivo que ora termina (falta apenas a ida à praia) com a sua tradicional festinha, oferecendo a familiares e amigos, nas instalações do Centro Escolar, um bem divertido espetáculo com a duração de cerca de uma hora e que constou, sobretudo e como vem sendo habitual, da interpretação e dramatização de contos e canções adequados à idade, em grupo ou individualmente, com muita alegria, ritmo e vivacidade, sob a coordenação da educadora Margarida, da professora da Academia de Música Fernandes Fão, Elza Ferreira (que desempenhou ainda um importante papel no trabalho prévio de preparação com as crianças) e das auxiliares de educação, Lúcia e Justina. 
Este ano, ao contrário do que aconteceu em 2011, a festa não foi em simultâneo com a dos alunos do 1º ciclo, por razões que desconheço mas que poderão resultar também da exiguidade do espaço, tendo a destes últimos já ocorrido em data anterior. Parece-me que, havendo condições mínimas para o fazer, seria bem melhor juntar os dois níveis de ensino, mas é uma opção da escola que há que respeitar.











Concluído o espetáculo, os alunos finalistas, vestidos a rigor, foram agraciados  com os respetivos diplomas, documentos que, estou certo, serão guardados com todo o carinho, já que significam o concluir com êxito da primeira etapa de um percurso escolar que se deseja longo e profícuo. Também a educadora Margarida, que perfaz trinta e três anos de serviço, recebeu flores e outras prendas dos pais dos alunos finalistas, a todos agradecendo, com voz emocionada, não só esse gesto de reconhecimento como toda a colaboração e ajuda que lhe foi sendo prestada ao longo de um ano difícil, segundo disse, por colegas, auxiliares, famílias e Junta de Freguesia.
Como não podia deixar de ser, a festa acabou com uma farta merenda (sem crise)
 tendo os pais levado os seus farnéis que, colocados nas mesas, estiveram à disposição de todos (eu incluído, que nada levei...rsrsr). Assim, o meu obrigado, muito em especial à educadora Margarida, que teve a amabilidade, uma vez mais, de me telefonar a convidar para este evento simples, mas cheio de significado.

Junto algumas fotos e breves extratos em vídeo
  

2 comentários:

  1. Olá Basilio. Felizmente a educadora teve a ideia de te convidar. Se não estou em erro não há reportagem tua sobre a festa da primária! Não foste convidado ou ainda não a preparaste? Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco, como sempre, atento ao que se passa na tua terra. É verdade que a festa do 1º ciclo não me chegou ao conhecimento. Talvez tenha sido porque a minha neta, que anda nessa escola, não pôde ir e, por isso, não me avisou. De qualquer forma, desde há muitos anos que a educadora Margarida me convida pessoalmente e não é habitual essa prática por parte das professoras do 1º ciclo. Nem tem nada que o fazer, note-se.
      Abraço

      Eliminar