VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Até as fossas andam cépticas


Tampo da fossa séptica e caixa recém construída, ao fundo

No boletim municipal on line da Câmara de Caminha, com data de 5 de Dezembro de 2011, sob o título genérico de “Funcionários Municipais beneficiam o concelho” e sub-título “Foco de poluição pública eliminado em Vilar de Mouros”, pode ler-se, e passo a citar: “Os funcionários autárquicos realizam um conjunto de intervenções no concelho de forma contínua. Hoje destacamos uma acção no Bairro da Ranha, na freguesia de Vilar de Mouros. Há algum tempo que o saneamento de uma fossa céptica transbordava e corria a céu aberto, no Bairro da Ranha, em Vilar de Mouros. Através de uma parceria com a Junta de
Caixa nova
Freguesia que permitiu que as tubagens passassem por propriedade da mesma, os funcionários do Município encaminharam o saneamento da dita fossa para um local apropriado, evitando a poluição pública”.

Isto é o que diz o boletim camarário.

Depois de mastigar bem (quase me engasgava) toda esta “informação” a ver se a mesma mereceria um esforço da minha parte para a elaboração de um pequeno comentário, acabei por decidir que sim. Porquê? Porque chamar a isto informação é brincar com a gente e com o nosso dinheiro.


Caixa antiga

Se não, vejamos:
1 – Para começar, estou muito céptico relativamente à existência de qualquer fossa CÉPTICA na freguesia. Deve haver confusão. Só se ficou céptica (incrédula, descrente) por ter estado tantos anos à espera de uma intervenção que nunca mais chegava, mas acho que quereriam dizer SÉPTICA. Com tantos doutores no município custa a entender um erro tão grosseiro como este mas, enfim…isso ainda é o menos.
2 – Depois, trata-se de uma informação interessantíssima, a começar pelo título. Realmente, qualquer pessoa ficará de boca aberta ao
Pormenor da mesma caixa - vazia
saber que “os funcionários municipais beneficiam o concelho” e, ainda por cima, realizam “intervenções… de forma contínua”! Isto é espantoso, bolas… eu sempre pensei que eram contratados para prejudicar ou, vá lá, para fazer uns biscates só de vez em quando, muito em especial em anos de eleições! Bom, ainda bem que fui esclarecido e, como eu, os vilarmourenses que, muito em particular, raramente vêem por cá os tais funcionários. Isto, note-se, no presente, porque nos quatro anos do anterior mandato, então, os trabalhadores municipais deviam estar proibidos de pisar solo vilarmourense, não fosse a “moléstia” pegar-se! E a responsabilidade não é deles, como é evidente.


Obra feita daqui (Tornicos) até à fossa


3 – Falando agora da obra em si, não se percebe o que se quer dizer quando se diz que a Junta de Freguesia permitiu que as tubagens passassem por propriedade sua e “os funcionários do Município encaminharam o saneamento da dita fossa para um local apropriado, evitando a poluição pública”. Mas que local apropriado?! Qual local?! Que se saiba não vai haver nenhum novo local ou nova fossa. Vai, pelos vistos, ser reorganizada e melhorada(para já apenas se começou e falta a parte mais difícil, junto ao agregado habitacional) toda a rede de caixas e de tubagens que conduz, ou devia conduzir, as sobras residuais das casas para a fossa já existente e que se encontra de tal forma inoperacional que
Caixa antiga - Caminho dos Tornicos
faz com que nada, ou quase nada, chegue ao seu destino, espalhando-se, antes, pelo espaço a céu aberto junto ao bairro. No último verão, segundo informação de residentes, o mau cheiro era simplesmente insuportável e as pessoas nem as janelas podiam abrir. Assim, o problema não se centra, como parece depreender-se da leitura do boletim, na fossa em si, mas na rede que a ela conduz.

Quanto à parceria com a junta, óptimo, venham muitas parcerias dessas que a freguesia bem precisa, até porque neste caso concreto a parte que lhe coube já era antes de o ser: os tubos e a fossa já estavam em propriedade sua.

Caixa antiga - Caminho da Ranha


A concluir resta-me felicitar o município por,
finalmente, ter começado a realizar um trabalho de interesse e inadiável, que é a melhoria do saneamento básico de um lugar com tantas carências, e a vários níveis, como é o Bairro da Ranha. Não posso, ao mesmo tempo, deixar de lamentar que o boletim municipal, como um órgão de informação oficial do concelho, pago por todos nós, pareça ter sido feito em cima do joelho, sem qualquer rigor informativo, e se tenha “esquecido” de referir que a fossa séptica em causa, apesar de se tratar de uma obra de saneamento básico e, portanto, da única responsabilidade do município, ficou a dever a sua construção e manutenção, durante muitos anos, à anterior junta, sendo que, de 2005 a 2009, nem para esse fim recebeu um cêntimo que fosse do executivo liderado pela actual presidente. São assim alguns dos ” democratas” eleitos pelo povo, que tratam de forma igual toda a
Caixa antiga - Caminho da Ranha
 gente: a uns muito igual, a outros pouco igual e a outros ainda, nada igual. Mas sempre igual, como é de bom tom e politicamente correcto.



A terminar uma última pergunta : afinal vai ou não vai haver rede de saneamento básico em Vilar de Mouros…e para quando? Não me digam que vai ter de ser a troika a exigi-lo!?

Junto algumas fotos do local onde se situa a fossa, talvez a uns 100 metros do Caminho dos Tornicos, para sul/nascente, de uma caixa recém construída no âmbito dos actuais melhoramentos e de outras antigas, já quase desactivadas pelas razões acima explicadas. 


2 comentários:

  1. Quando li o titulo do Boletim Informativo fiquei, de repente, com a ideia de que, as obras do saneamento iriam finalmente começar em Vilar de Mouros, mas depressa compreendi, que a final, a CMC apenas tinha mandado "varrer" o lixo para debaixo do tapete. O executivo da CMC, não engana quem quer, engana quem pode!
    Com paciência havemos de melhporar, de politica e de pessoas. O concelho de Caminha, manter-se-á!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário, caro Vilarmourense. Estás longe mas pareces mais interessado pelo que se passa na tua terra do que muitos residentes permamentes, alguns dos quais com responsabilidades políticas acrescidas. Também é, sobretudo, para pessoas como tu que me dou ao trabalho de manter vivo este modesto blogue. Tal como tu também, estou ansioso que chegue o dia de substituir as pessoas que actualmente mandam no município e que só têm de democrático o terem vencido as eleições, o que é muito pouco. Esse dia há-de chegar, é uma questão de tempo…e a festa será rija! Abraço

    ResponderEliminar