VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Milagre da Ressurreição

Eu, que de crente não tenho nada, sou agora obrigado a reconhecer que aconteceu um “milagre”:
- o transporte de crianças a fazer pela carrinha da Junta de Freguesia, assassinado há cerca de cinco anos, ressuscitou!
É verdade, agora, esse veículo, impedido pelo executivo camarário, em todo o anterior mandato, de realizar a importante função para a qual foi adquirido, regressou, finalmente, ao serviço. Só não felicito o santo (a) autor (a) do milagre porque foi o mesmo que cometeu o crime…mas deixo ao critério do Vaticano uma eventual canonização, ou não. Era o que faltava eu meter-me nos mistérios insondáveis da fé!

Recorde-se que esta carrinha foi comprada pelo executivo CDU de que eu fiz parte e, quando ainda nenhuma outra junta do concelho o fazia, transportou, de 2002 a 2005, as crianças vilarmourenses da escola e do jardim para casa e vice-versa. Aconselho aqueles a quem esta verdade indesmentível causa engulhos a lerem isto com cuidado porque, se se descuidam, ainda podem trincar a língua.

Embora não tenha nada a ver com o assunto informo, a título de curiosidade, os mais crentes que ainda não saibam que, pesquisando em http://pt.wikipedia.org/, irão descobrir que já existe, pelo menos, uma Santa Júlia, conforme passo a citar:
- “Santa Júlia nasceu de pais romanos nobres, de África…mas afirma-se que vivia uma vida simples e dedicada a Deus. Quando era bastante jovem, em 436 sua cidade foi conquistada pelos vândalos …Júlia foi capturada e vendida como escrava a Eusébio, um comerciante pagão sírio…”

Espero que os mal intencionados não venham encontrar aqui uma justificação para a diferença de tratamento dada aquando das visitas de Eusébio e Pinto da Costa a Caminha!...Eu até sou “lagarto”…

5 comentários:

  1. POIS NÃO É CRENTE, TEM TODO O DIREITO DE NÃO O SER, MAS ACREDITE QUE OS MILAGRES AINDA ESTÃO NO INÍCIO…POR ESTE ANDAR, PENSO EU, VÃO ACONTECER MUITOS MAIS E OLHE K EU, NÃO SOU SANTA…
    NÃO PERCA ESSA SUA INSPIRAÇÃO DA VERDADE E SEMPRE PELA VERDADE.
    ABRAÇO

    ELISA

    ResponderEliminar
  2. Obrigado cara Elisa. É sempre reconfortante´ouvir ou ler que aquilo que escrevemos é reconhecido e valorizado. Eu e a Elisa também sabemos que as verdades que escrevo incomodam certas pessoas. É um problemas delas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Na verdade os santos só fazem milagres aos da mesma seita, como quem diz, da mesma cor. O que ontem não prestava ou não era importante, hoje já é bom e imprescindível. Há pessoas que, quando não gostam de uma pessoa, não olham a meios para a prejudicar, mesmo que isso lese uma comunidade inteira. Como é possível haver gente que se diz ser da social democracia e anda às avessas com as acções sociais e com as comunidades mais desprotegidas e vulneráveis. Não dá para entender!

    ResponderEliminar
  4. Quero, antes de mais, agradecer o teu comentário, caro Rouxinol. Ele demonstra que ainda há quem se preocupe mais com questões de ordem ética, de seriedade e de justiça, do que com mesquinhos interesses partidários ou de grupo. Aliás, nem é tanto o carácter de prepotência, de espezinhamento dos “não obedientes” e favorecimento dos seguidores, que é apanágio de quem está a mandar no município, que me preocupa. Eles qualquer dia vão de rabo entre as pernas para casa, é inevitável, mais cedo ou mais tarde (a sra presidente, por lei, tem de ir no final deste mandato…abençoada lei!). O que mais me preocupa é que haja tanta gente, mesmo em Vilar de Mouros, terra historicamente de democratas e republicanos, a fazer de conta que não se apercebe destas injustiças ou, pior ainda, a apoiar entusiasticamente quem as pratica, vá lá saber-se porquê, mas por razões que só posso entender como egoísmos e interesses pessoais, ou ódios de estimação mal escondidos durante anos. É que nestes casos não estão em causa ideologias mas simplesmente questões de justiça, seriedade, honestidade. Ora por esses valores eu acho que vale a pena lutar. Eu tenho vergonha de deixar em herança, aos meus filhos e aos meus netos, uma sociedade de covardia, sujeição, medo de enfrentar os mais poderosos, sem que nada tenha feito contra isso. Eu não quero uma sociedade assim e por isso luto, ainda que seja sozinho, se necessário for…mas sei que não estou só e o teu comentário é a prova disso. O que é preciso é acordar muitas pessoas que parecem adormecidas, despertar consciências e eu estou a dar a minha pequeníssima contribuição. Milagres não faço…nem acredito neles.

    ResponderEliminar
  5. Este tema de “ MILAGRE” que o Basílio aqui introduziu, a propósito da utilização da carrinha da junta que foi exactamente pré destinada para o transporte de crianças da freguesia, suscita-me um comentário que é o seguinte:
    Como é público, eu realmente nunca acreditei em milagres, mas um verdadeiro milagre aconteceu de facto, sim, mas esse baseado em muito trabalho, paixão, amor e bairrismo pela terra com a gestão CDU dos últimos vinte anos na Freguesia, porque conseguimos dotar a Freguesia com uma elevadíssima quantidade de equipamentos, obras e realizações, (daquelas que em termos das competências dizem respeito ás juntas de Freguesia) foram as mais importantes, e eram as mais necessárias, e sentidas pela população local.
    De tal forma isto que acabo de referir, é verdade, e real, que hoje a população apenas se queixa, e exige com mais acuidade, a falta de obras que são por inteiro da responsabilidade da Câmara Municipal tais como melhoria da rede viária e de abastecimento de água, rede de águas residuais, e ponte sobre o Rio Coura, além de outras, porque quanto ao restante estamos falados. (esta junta de freguesia actual encontrou mesmo quase tudo feito)

    Carlos alves

    ResponderEliminar