VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

sábado, 19 de junho de 2010

Escola da Ponte - Prof. Ademar

     Soube, no dia 26 de Maio último, por informação do meu amigo Paulo Bento, que falecera o prof. Ademar Ferreira dos Santos, autor do blogue “abnoxio”, que eu visitava de quando em vez mas não com a regularidade que seria desejável, tal a qualidade do mesmo. Confesso que, no momento, não associei o seu nome à Escola da Ponte, na Vila das Aves, onde me desloquei, em visita de estudo, no dia 16 de Novembro de 2001, a convite da Sra Inspectora Vera, que acompanhou um grupo de docentes de que fazia parte eu, as professoras Fernanda Albina (vilarmourense, grande profissional e amiga, já falecida), Teresa e Educadora Isilda, tudo docentes a trabalhar em Educação Especial. Foi uma experiência muito enriquecedora em que, acompanhando ao vivo todas as actividades duma escola que adoptou um projecto pioneiro e único a nível nacional, baseado num modelo de práticas pedagógicas inovadoras, pudemos constatar como é possível instituir, com todas as vantagens, uma alternativa ao modo de funcionamento tradicional das nossas escolas.


     Na Escola da Ponte respeita-se o ritmo de aprendizagem de cada aluno, valoriza-se o seu trabalho, quer individual quer colectivo, valoriza-se a auto-aprendizagem, através da investigação e pesquisa, a auto-avaliação e a auto-estima, promove-se o espírito de entreajuda e de respeito entre todos, a vivência democrática, a participação cívica, a responsabilização de alunos e de pais na definição e aplicação das regras a seguir na escola, bem como nos direitos e deveres de cada um.

     Havendo muita documentação na Net sobre a Escola da Ponte e o Prof. Ademar, penso ser descabido alongar-me em mais considerações sobre o assunto. Para outras informações, eventuais interessados podem consultar, de entre outros, os seguintes links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ademar_Santos



     Quando me apercebi de que o Prof. Ademar Santos era Presidente da Direcção da Escola da Ponte (foi-o, penso, de 2001 a 2006) aquando da nossa visita de estudo, lembrei-me também de ter realizado algumas filmagens nesse dia. Penitenciando-me por não o ter feito antes, pois era esse o meu dever, consegui, ainda assim, recuperar uma boa parte dessa gravação, da qual fiz dois pequenos vídeos: um, um pouco mais extenso, para entregar à família do Prof. Ademar, escola e docentes que me acompanharam nessa visita e outro, um resumo, para colocar neste meu blogue.



     Pretendo, deste modo, prestar a minha modestíssima homenagem à memória de duas pessoas que aparecem no vídeo e já nos deixaram, ambas bem novas: Ademar Ferreira dos Santos, professor, jornalista, escritor e, sobretudo, um GRANDE HOMEM e Fernanda Albina Porto, minha conterrânea, colega e grande amiga.

2 comentários:

  1. Um apontamento interessante e oportuno na vertente humanista, daqueles que só são vertidos por pessoas especiais!!!!!!!! PARABÉNS BASÍLIO

    ResponderEliminar
  2. Belos tempos.....Bela homenagem.Beijo.

    ResponderEliminar