VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

domingo, 10 de agosto de 2014

"O MUNDO A DANÇAR" - FOLKMONÇÃO


Praça Conselheiro Silva Torres, Caminha


Dia 6 de agosto, às 22H00, num terreiro repleto de público, Caminha acolheu destacados grupos de folclore de Itália, África do Sul, Peru e Rússia. Foi um espetáculo encantador, cheio de cor, música e movimento, inserido na iniciativa “O Mundo a Dançar”, no âmbito do 29 º FolkMonção e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.
  
O Festival Internacional de Danças Folclóricas “FOLKMONÇÃO” é reconhecido pelo C. I. O. F. F. – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Arte Popular desde Novembro de 2006, mas as suas origens remontam já a 1986 (daí tratar-se da 29ª edição consecutiva...é obra!...) então apenas com grupos

portugueses, passando a integrar, em 1987 e 1988, grupos espanhóis e alargando o seu âmbito, já a partir de 1989, a diversos países europeus e de outros continentes.

O sucesso crescente deste festival deve-se sobretudo ao elevado nível da sua organização e à grande qualidade dos grupos convidados, que têm de apresentar uma candidatura prévia e estão sujeitos ao rigoroso cumprimento de um vasto conjunto de exigências, como sejam o número máximo total de participantes, incluindo dançarinos, músicos (trabalhos com música gravada não

são permitidos), motoristas de autocarros e diretores. Têm ainda de apresentar o historial do grupo, um registo gravado do espetáculo a apresentar, cartazes, fotografias, recortes de imprensa e folhetos.

Com a sede do festival em Monção, como o próprio nome indica, é natural que seja nessa vila que aconteçam o maior número de espetáculos. No entanto foram realizados, em 2014,   vários outros espetáculos descentralizados, em muitas localidades do alto-minho, como aquele que é documentado pelas imagens que publico, em Caminha, mas também em Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira, Melgaço, Ponte da Barca, Barbeita (Monção) e Valença.


Para além dos grupos de países a que já fiz referência e a cujas atuações tive o privilégio de poder assistir (Itália, África do Sul, Peru e Rússia) fizeram-se representar ainda, este ano: a Argentina, a Rep. Baskiria, a Coreia, o Equador e, naturalmente, Portugal.
A qualidade das fotos e do vídeo é a possível, dadas as (más) condições em que foram obtidos mas, mesmo assim, acho que vale a pena ver.


















Aspeto do terreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário