VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ALMOÇO DOS REIS 2013

A tradição, felizmente, repete-se, e o Almoço dos Reis continua a ser notícia e motivo de satisfação para a comunidade vilarmourense.

Por ser um tema recorrente neste meu blogue, com três mensagens já publicadas relativas às edições de 2010, 2011 e 2012, não irei, para não ser repetitivo, alongar-me sobre o historial, o significado e a envolvência de um acontecimento que continua a conseguir mobilizar  à sua volta toda uma enorme moldura humana, num saudável espírito de convívio e de confraternização, sentando à
 

mesma mesa pobres, ricos (ainda os haverá por aqui?...) e remediados, pessoas de todos os quadrantes políticos, crentes e não crentes, de maior ou menor grau académico ou estatuto social.
 
Aqui, sim, pelo menos durante umas duas ou três horas, esquecem-se tricas, rivalidades, interesses e egoísmos mais ou menos mesquinhos,  partilham-se sobremesas e bebidas que cada um traz de casa, fortalecem-se o espírito de união e os laços de companheirismo e de solidariedade que, numa sociedade mais justa e “humana”, faria todo o sentido que prevalecessem em todos os atos da nossa vida. Pena que assim não seja e outros valores mais altos (?) se levantem.
Este ano foi no dia 7 de Abril, com o pavilhão do CIRV – Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense - pratica- mente cheio, num total de mais de trezentas pessoas, na sua grande maioria vilarmourenses, mas com a presença, também, de familiares e outros amigos não residentes. 
 
Na mesa de honra estiveram, para além do presidente da direção e como convidados, o vice-presidente e também candidato à presidência da câmara nas próximas eleições, pelo PSD, Flamiano Martins, o vereador do pelouro da cultura, a presidente da Junta de Freguesia, o comandante da Capitania do Porto de Caminha, o deputado à Assembleia da República, Jorge Fão, e representantes das associações dos Bombeiros Voluntários e dos Dadores de Sangue de Caminha.
 
De assinalar também a participação, sentado entre “o povo”, do candidato socialista à presidência do município, Miguel Alves.

Foi mais uma edição muito bem sucedida, que respeitou o essencial de uma já velha tradição, incluindo a ementa, onde o arroz de sarrabulho e as febras não podem faltar e que culminou com a atuação do Grupo dos Reis (ou janeiras) que percorreu todo o salão, tocando e cantando as mesmas quadras que durante o mês de Janeiro já haviam sido levadas, pela calada da noite, a casa de todos os vilarmourenses.

Como é da praxe, usaram da palavra alguns convivas, desta vez o presidente da associação, o deputado Jorge Fão, a presidente da junta de freguesia e o vice-presidente do município. Foram intervenções curtas, mais ou menos de circunstância face ao evento em questão, mas com um
ou outro toque de eleitoralismo que, quanto a mim, era desnecessário.
Refiro-me concretamente à afirmação do ainda vice-presidente e candidato a presidente da câmara que, num assomo de populismo desajeitado, afirmou que pagaria do seu bolso o troféu em disputa, num torneio a organizar brevemente e que servirá para a inauguração do recinto desportivo mandado construir pelo município no espaço exterior do CIRV. Essa construção, apesar de o piso não ser o mais adequado,  foi, de facto, importante, agora quanto ao resto, como diria o Herman, “não havia necessidade”…

Estão, uma vez mais, de parabéns, todos quantos possibilitaram a concretização deste convívio, desde a direção aos tocadores, cantadores, cozinheiros (280 Kgs só de carne…é obra!), serventes (muita juventude…que falta fazem ao CIRV…venham ainda mais!) e outros.

A concluir e porque os atuais dirigentes vêm manifestando a sua indisponibilidade para serem reconduzidos, não posso deixar passar esta
oportunidade para me dirigir a todos os sócios e pedir-lhes que se unam, que se organizarem numa ou mais listas e se candidatem às próximas eleições, que terão lugar no próximo dia 28 de Abril, pelas 15H00, para os órgãos sociais do CIRV, conforme editais já afixados. Recordo que, para cumprimento do Regulamento Interno aprovado, as listas a apresentar deverão ser assinadas por todos os candidatos, com indicação do respetivo cargo, e entregues ao presidente da Assembleia Geral com 24 horas de antecedência.

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Fico feliz por ver que a tradição continua e ainda mais feliz por ver que os jovens vilarmourenses não deixam morrer a tradição e que tanto se empenham nisso. Muitos parabens para todos os que tanto trabalham nesta tradição e que pelo que vejo esta cada vez melhor e com mais gente. Parabens. Isabel Fernandes Barrocas

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário, amiga Isabel. Subscrevo-o totalmente. O CIRV é de todos os sócios e, no fundo, de todos os vilarmourenses, mas os jovens terão sempre um importantíssimo papel a desempenhar.

    ResponderEliminar