VILAR DE MOUROS SEMPRE

Blogue que visa a promoção e divulgação de Vilar de Mouros, sua cultura, seus interesses, necessidades, realizações e suas gentes, mas que poderá abordar também outros temas, de ordem local, regional ou mesmo nacional.

domingo, 26 de setembro de 2010

Desaparecimento de escultura da Sra da Assunção

Na noite de quinta para sexta-feira, 23 para 24 de Setembro, desapareceu uma escultura em granito, colocada na parte frontal da denominada Igreja Nova, nesta freguesia, por sobre a porta principal, do lado exterior do edifício. Trata-se de uma representação da Sra da Assunção, uma valiosa obra já com séculos de existência ( a igreja data de 1739) e cujo desaparecimento em muito vem empobrecer a beleza arquitectónica e artística daquela igreja.

Desconhecendo-se o paradeiro e os motivos do seu desaparecimento, supõe-se que terá sido furtada, provavelmente para ser vendida. É uma grande perda para o património cultural e religioso de Vilar de Mouros, pelo que se espera, embora não seja fácil, venha ainda a ser possível a sua recuperação.
Junto algumas fotos, umas actuais, tiradas por mim depois do desaparecimento e outras antigas, onde a escultura ainda aparece. Nelas pode observar-se também como o aspecto da igreja melhorou muito, depois das obras de beneficiação realizadas.

A última foto é um pormenor do chão que fica na perpendicular do sítio onde a obra desaparecida se encontrava. O estado em que ficou e a fotografia documenta leva a supor que, talvez o  tamanho, peso da peça e meios algo artesanais utilizados  para a removerem, fizessem com a mesma embatesse com alguma violência no piso antes de ser levada.                                                                                                            




                


1 comentário:

  1. O roubo da escultura que era parte integrante do património histórico religioso Vilar mourense, é de facto um acto absolutamente repudiável de que todos nos devemos preocupar em repugnar vivamente.
    Registo entretanto também com tristeza que a evangelização milenária não tenha contribuído para criar uma sociedade livre de ladrões, e criminosos de todo o tipo, e que infelizmente proliferam no planeta, e que os ditos poderes divinos de Deus não sirvam absolutamente para nada.

    Carlos alves

    ResponderEliminar